6 exercícios simples para aliviar a tensão muscular no pescoço (4)

6 exercícios simples para aliviar a tensão muscular no pescoço

Dores e tensão muscular no pescoço são queixas comuns em clínicas fisioterápicas. São inúmeras as causas desses problemas, dentre eles o estresse do dia a dia, postura incorreta e a falta de mobilidade. 

Isso ocorre porque a região cervical tem vários músculos que são responsáveis pela sustentação da cabeça e que têm a sua anatomia preparada para movimentar-se. 

Ao longo de um dia de trabalho, por exemplo, ficamos parados em uma mesma posição por muito tempo e ficamos desleixados em relação à postura. Isso pode causar dores que são agravadas com o passar dos anos. 

Existem alguns exercícios que podem ser feitos em casa para aliviar a tensão no pescoço após um dia estressante ou uma noite mal dormida. Saiba quais são eles lendo o artigo.

Exercícios para acabar com a a tensão muscular no pescoço

1- Rotação

Fique em pé com os braços soltos ao lado do corpo. Delicadamente gire o seu pescoço, desenhando um grande círculo. Após retornar à posição inicial, gire novamente para o outro lado. 

2- Flexão lateral 

Utilizando a mão direita, segure a cabeça do lado esquerdo, empurrando-a em direção ao ombro direito. Mantenha a posição durante 60 segundos e retorne à posição inicial lentamente. Repita o exercício do outro lado. Para que o exercício seja eficaz, os ombros não devem se mexer e você precisa sentir o pescoço se alongar. 

3- Flexão frontal

Em pé, afaste as pernas e fique com a coluna ereta. Entrelace os dedos, coloque as mãos atrás da nuca e leve a cabeça, suavemente, em direção ao peito. Permaneça nessa posição durante 60 segundos e retorne à posição inicial gradualmente. 

4- Extensão de pescoço

Leve a cabeça para trás, até que o seu queixo esteja apontando para o teto. Retorne à posição inicial lentamente. Repita o movimento dez vezes. 

5- Extensão do trapézio superior

Sente-se em uma posição ereta, coloque o braço direito atrás das costas e puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, utilizando a mão esquerda. O alongamento deverá ser sentido no lado direito. Mantenha a posição durante 30 segundos. Volte à posição inicial e repita do outro lado. 

6- Automassagem

Coloque a mão direita sobre o seu ombro esquerdo e massageie os músculos que estão localizados entre o ombro e a nuca, fazendo pressão, mas sem se machucar. Troque de lado, fazendo os mesmos movimentos do lado direito, focando nas partes mais doloridas. A massagem deve durar de três a cinco minutos. 

Além desses exercícios, pode ser feita compressa de água morna e, em casos de dores fortes, medicamentos devem ser receitados por um médico. 

Cuidados

É preciso ficar atento, uma vez que outros fatores podem ser desencadeadores de dores e tensões musculares no pescoço, como a má posição ao dormir, torcicolo e o bruxismo. 

O pescoço também pode refletir problemas mais sérios, como tumores, obstrução das artérias e meningite. Por isso, é importante procurar um médico quando as dores forem duradouras ou forem associadas a dificuldades para respirar, cansaço e rigidez extrema no pescoço.

Quer saber mais sobre Fisioterapia? Então clique no banner abaixo e acesse o meu blog. 

Fisioterapia em Moema

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp