O Assoalho Pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos e fáscias que sustentam as vísceras pélvicas e estão localizados na região pélvica. Ele dá suporte à bexiga, ao reto, ao útero ou à próstata no caso do homem.
Os músculos do Assoalho Pélvico são organizados anatomicamente em duas camadas:
- A camada superficial: constituída pelos órgãos genitais externos e ânus.
- A camada profunda: músculos que são de fundamental importância para a sustentação dos órgãos internos. Esses músculos permanecem contraídos constantemente. Além disso, quando num aumento de pressão abdominal repentina, como tossir ou espirrar, gera uma contração rápida e aumenta a tensão nesses músculos. Isso acontece para manter os órgão em uma posição normal.
Funções do Assoalho Pélvico:
- Sustentação dos órgão pélvico s(bexiga, útero e intestino)
- Mantém o fluxo urinário
- Torna possível o ato sexual (promovem a ereção do pênis e do clitóris, ejaculação e as contrações da vulva durante o orgasmo)
- Permite a passagem do feto
- Auxilia na estabilização lombopélvica e sacroilíaca
- Contrai antes e durante o aumento da pressão intra-abdominal, nos movimentos de tronco, braços e pernas, tossir, espirrar para manter o fechamento dos esfíncteres
- Faz a conexão entre a parte de cima e a parte de baixo do corpo
Algumas das coisas que podem enfraquecer o assoalho pélvico podendo levar a incontinência e até prolapsos pélvicos: o parto vaginal, a menopausa, determinadas cirurgias, ganho de peso, levantamento de peso, tosse crônica, pressão devido à constipação.
A fisioterapia vai ajudar melhorando a conscientização e fortalecimento do assoalho pélvico, orientando a contração, o relaxamento e coordenação desse assoalho Pélvico. Atuando na Perda Urinária, preparo das gestantes para o parto, melhora da postura e dores pélvicas.
Para ter um assoalho pélvico sadio, quando sentado, é muito importante manter o alinhamento postural, dar suporte e apoio aos pés ou a coluna, mantendo respiração a mais fluida possível e as vértebras bem empilhadas uma sobre as outras.
Exercícios com grande carga sobrecarregam o assoalho pélvico. É muito importante, além de fortalecer o assoalho pélvico, trabalhar a respiração e também a musculatura que fica em torno dele, como glúteos, rotadores e etc…
Melhorar a respiração, diminuir a pressão no assoalho pélvico soltando o ar durante o esforço maior, deixar a respiração fluida.
Manter o alinhamento da coluna (entre os diafragmas respiratórios e o assoalho pélvico). Quanto mais alinhada, mais as conexões funcionam da melhor forma.
Absorver melhor os impactos, entre outras coisas.