É comum ouvir as pessoas reclamarem de “dor lombar”. Sentir dor nessa região das costas é uma causa frequente de visitas aos consultórios médicos por aí. A má notícia é que ao longo da vida 7 em cada 10 pessoas terão esse problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, parece não ser tão fácil escapar disso. Sendo a grande maioria das dores nas costas, resultado de lesões e distensões musculares, em consequência de movimentos bruscos, o que se pode imaginar é que todos nós estamos facilmente suscetíveis a essa condição. No entanto, há uma boa notícia. Inegavelmente, o fato de conhecer um pouco mais as causas da dor lombar, com toda certeza atrasará sua ocorrência, bem como, auxiliará na sua busca por tratamento. Sendo assim, este artigo tem como objetivo te ajudar a compreender o que pode desencadear a dor lombar, para que a busca por tratamento se torne mais fácil. Acompanhe os detalhes.
Quais são as causas da dor lombar?
Primeiramente, existe uma gama de possibilidades quando o assunto é dor lombar. Por outro lado, há algumas situações frequentes que são o motivo dessas dores. As chamadas causas comuns. Veja algumas abaixo:
Alterações Posturais
O desalinhamento postural, falta de consciência corporal, perda de força muscular, posturas inadequadas no trabalho e nas atividades diárias podem acarretar problemas como dores na lombar.
Lesão no disco
A tão conhecida hérnia de disco é outra causa da dor lombar. O avanço da idade é um fator que aumenta a probabilidade de ocorrência. Além das hérnias, os discos localizados na parte de trás das costas podem lesionar e provocar dor intensa na lombar. Sendo assim, é importante ficar atento à qualquer dor nas costas depois de uma torção ou levantamento de peso. Pois, se ela persistir por mais de 3 dias, há sérias chances de ser uma lesão no disco.
Dor ciática
Outra condição para a dor lombar é a inflamação do nervo ciático. Esse quadro é muito comum e pode estar associado a uma hérnia de disco, contratura muscular que chamamos de síndrome do piriforme ou por outros diversos fatores. A dor tem um trajeto, por exemplo descendo pela perna até o pé, pode estar associado a uma perda da sensibilidade e força.
Estenose espinhal
A estenose espinhal (ou estreitamento) é uma condição comum que se manifesta quando o pequeno canal medular, que contém as raízes nervosas e a medula espinhal, fica “comprimido” estreito. Por certo, isso causa um “irritação” nas raízes nervosas, o que leva a dor local e irradiada, dormência e perda da força. Pode acometer qualquer região da coluna vertebral, mas é mais comum na região cervical e lombar. Nesses casos é de extrema importância a avaliação do especialista.
Curvaturas anormais da coluna
As alterações da curvatura da coluna vertebral como exemplo as hiperlordose, hipercifose, retificação e escoliose são problemas comuns e que podem trazer dores se não forem tratadas. Existem vários fatores que levam a essas alterações, como o fator genético(biotipo), postura no dia a dia, exercícios de alto impacto, alterações na fase do crescimento no caso das escoliose entre outras. Em suma, além das causas mais comuns, mencionadas acima, há outros fatores que podem causar a dor lombar. Ao passo que, cada caso é único, de acordo com as particularidades de cada ser humano, é importante conversar com um profissional especializado para ajudar a descobrir e tratar a causa e não somente os sintomas. Quer saber mais? Clique no banner.