cirurgia-de-diastase-abdominal-hepatogastro

O que é Diástase Abdominal

É a separação do músculo reto do abdômen, podendo se tornar uma disfunção importante quando esse afastamento é superior a 3 cm.

As causas podem ser diversas;

1. Alterações na gravidez
  2. Contração excessiva dos músculos do abdômen
  3. Aumento da pressão intra-abdominal entre outras.

Ela pode apresentar alguns sintomas como desconforto abdominal, dor lombar, incontinência urinária e até prolapso pélvico!

A fisioterapia pode ajudar no tratamento da Diástase. O tratamento consiste em uma avaliação bem detalhada para tratar as disfunções que podem ser causadas por vários sitemas (músculos da faixa abdominal, sistema músculo esquelético, fascial, visceral e respiratório).

O objetivo é devolver a função corporal, respiratória, a estabilidade muscular e conscientização corporal e postural.

Em alguns casos podem ser necessário o reparo cirúrgico.

A dor pélvica crônica é definida como uma dor na região abdomino-pélvica com duração de pelo menos seis meses, de caráter contínuo ou intermitente suficientemente forte para interferir nas atividades habituais. Ela pode ou não estar associada à menstruação ou à relação sexual.

A dor se localiza na parede anterior do abdômen

Essa dor pode ser de origem ginecológica (cistos e tumores de ovário ou do útero, por exemplo) e de origem não ginecológica (sistemas gastrointestinal, urológico e osteo-músculo-articular; como exemplos: desvios posturais, hérnia de disco e trigger points).

A fisioterapia tem como objetivos o alívio da dor, o tratamento das alterações musculoesqueléticas e a melhora na qualidade de vida.

O que deseja encontrar?