Gestante

Gestante - Viva em Equilíbrio

A gestação é um período em que a mulher passa por grandes mudanças físicas e emocionais. Nesse período, ocorrem várias modificações no corpo da gestante como variações de humor, alterações na qualidade e quantidade do sono, retenção de líquido corporal e aumento do peso. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê.

 




Drenagem Linfática
Manual e Massagem Relaxante

 

A massagem terapêutica e a drenagem linfática são os tratamentos mais recomendados durante esse período, pois são realizados com movimentos suaves e relaxantes e em posições confortáveis para a gestante.

 

Uma vez autorizadas pelo médico obstetra, elas são indicadas a partir do 3º mês de gestação. As sessões podem ser realizadas de uma a duas vezes por semana.

 

Benefícios do Pilates para Gestantes

 

O Pilates traz inúmeros benefícios para a futura mamãe, pois nessa fase ocorrem várias modificações no corpo da gestante como retenção de líquido corporal, aumento do peso, dores na coluna, variações de humor, alterações na qualidade e quantidade do sono.

 

Os exercícios podem ser realizados após o primeiro trimestre, sem trazer qualquer problema para a mamãe ou para o bebê, uma vez autorizada pelo médico obstetra.

 

No entanto é importante que os exercícios sejam voltados para a gestante porque nesta fase é necessário fortalecer os músculos abdominais e os músculos pélvicos que ficam naturalmente enfraquecidos nesta fase e também fortalecer os membros superiores para ajudar a segurar o bebê.

 

Para a gestante isso faz toda a diferença, pois são músculos que irão sustentar melhor a coluna, já que o centro de gravidade se altera totalmente com o aumento da lordose lombar, minimizando as dores lombares, tão comuns na gestação. E também irão evitar a incontinência urinaria com o fortalecimento do períneo, além de ajudar no trabalho de parto e recuperação pós-parto.

 

As aulas podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana com duração de 1 hora cada e orientada por fisioterapeutas.

 

 

Outros benefícios do Pilates na gravidez:

  • - Alongamento dos músculos das costas e pernas, diminuindo as dores e os desconfortos, principalmente na coluna;
  • - Maior controle sobre o peso;
  • - Condicionamento físico;
  • - Melhora da respiração;
  • - Melhora da circulação e pressão;
  • - Maior oxigenação do bebê;
  • - Diminuição da ansiedade;
  • - Melhora do sono e disposição.

 

 

 

 


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(Dra. Daniella Alves)
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